ActividadesBanda do Cidadão

Passa o Testemunho CB 2020 considerações e resultados

No passado fim de semana realizámos a segunda edição da Atividade Passa o Testemunho CB 2020.

Eis as nossas considerações e resultados sobre a mesma.

Verificaram-se alguns problemas técnicos aquando da primeira emissão da frase slogan às 18 horas, que foram prontamente retificadas pelo Rolando Reset, FA01 e que, não tendo conseguido colocar no ar a emissão automatizada do Plano 333, optou por gravar a mesma com a sua própria voz em mp3 e enviar para o ar essa gravação, ultrapassando assim, os problemas técnicos que surgiram. Estas coisas acontecem, são imprevistos, mas na verdade até serviram para demonstrar que estávamos prontos para emitir uma mensagem de emergência não programada, se fosse caso disso.

A partir das 18:10 passou a ir para o ar a gravação em mp3 com a frase slogan certa relativa a 2020 e divulgando as estações destino desta atividade. Para colmatar o problema técnico, optámos por emitir mais vezes a mensagem, além das horas inicialmente previstas, a fim de proporcionar a todos que a escutassem e retransmitissem. Assim, a emissão foi para o ar às 18:10, 18:28, 18:43. 21:00, 21:08, 21:30, 22:52 e 00:00 horas.

A frase slogan certa “Ser Macanudo é apostar no teu Futuro” foi escutada e entregue à estação destino de Mike05, FA05 em Tomar, pela estação Jaguar, José Francisco Custódio, FA100 de Lisboa e escutada em direto, via rádio, igualmente por Ananás FA10 de Manique do Intendente e António, Fennec Fox, de Vila Franca de Xira. Se por um lado a estação Jaguar deixou o QRK com a frase slogan correta na página correspondente, já Fennec Fox, não o fez, bem como a estação Ananás que, por fazer parte da organização, não o iria fazer.

A mesma frase slogan foi ainda escutada por André Almeida, estação Sachs80, FA85, de Aveiras de Cima, através do Mike05, que depois tentou diversas vezes fazê-la chegar a outras estações destino, mas não conseguiu, porque não havia mais ninguém a participar na área do alcance de Sachs80. Ainda assim, tentou entregá-la a outras estações noutros canais de CB mas não encontrou ninguém no rádio, por incrível que possa parecer.

Quanto às outras duas estações destino, estação Nova, operador João Teixeira, FA77, em Coimbra e estação Mike Charlie, operador João Luís Codeço, FA104, em Caminha, por mais que chamassem alguém a participar e/ou tentassem contactar alguém que estivesse a participar nesta atividade, não encontraram ninguém.

As estações destino mantiveram-se no rádio o máximo de tempo que lhes foi possível e até às 23:59 de Domingo, num esforço infrutífero por falta de participantes, mas que agradecemos e louvamos.

Saldou-se positiva a atividade, ainda assim, já que demonstrámos conseguir emitir uma mensagem de emergência mesmo que improvisada, como teria acontecido numa emergência não planeada.

Esta mesma mensagem conseguiu chegar a uma estação destino e, se não chegou a mais, o facto deveu-se à falta de participantes e a uma propagação que no sábado não ajudou mas que, ainda assim, proporcionou que Mike05 conseguisse escutar em direto a estação Nova, de Coimbra, o que nunca tinha acontecido antes.

Tudo isto nos leva a questionar se o CB estará morto ou se os Macanudos continuam a pensar que o rádio não será o único meio fiável de contacto em caso de emergência? Ou será que os Macanudos em geral, continuam a pensar que nunca surgirá uma emergência em que falhem todos os sistemas de comunicação, como os telefones, telemóveis ou internet?

Se não há participação ativa nestas atividades de treino, nem no nosso Treino do Plano 333, como poderão saber a que estações são capazes de chegar numa emergência em que necessitem de contactar alguém, obter indicações, dar indicações de um qualquer cenário que possa surgir ou, como neste caso, poderem servir de “relé” de modo a que uma determinada mensagem chegue ao seu destino?

Verificamos que existe muito mais “boa vontade” por parte dos operadores de PMR446 em fazer testes de alcance, do que de CB, no entanto, como todos sabemos, o PMR446 é muito mais limitado em distância e a “boa vontade” por si só, não chega.

Ficam as perguntas no ar, não para que respondam mas para que as ponderem bem.

Pela nossa parte continuaremos com as nossas atividades de Treino, programadas ou “relâmpago”, e com o Treino do Plano 333,  bem como de testes de distância nas nossas próprias estações fixas e em móvel.

Nós estamos preparados!

Temos vindo a fornecer ao longo de mais de um ano diversas ferramentas aos rádio operadores, e poucos as têm aproveitado. Esperemos que nunca sejam necessárias mas também esperamos que, se vierem a ser, as conheçam e tenham treinado, pois não haverá tempo para “ver como funcionam” à última hora.

Continuaremos a dizer: Treinem! Experimentem! Divulguem! Conheçam as nossas “ferramentas” de comunicação, CB e outras! Cada dia que passa é um dia a menos que terão para treinar e um dia mais próximo de uma futura calamidade ou emergência. Pensem nisso! Ser Macanudo é apostar no teu Futuro!

Aos que tentaram participar, ainda que não conseguido escutar ninguém, queremos agradecer e é com esses que contamos. Recordamos que ficar apenas à escuta, sem chamar, de nada serve, já que ninguém “adivinha” que estão à escuta. É preciso chamar e mostrar que estão no rádio.

Até ao próximo Treino do Plano 333 já no próximo Sábado, às 21 horas, em canal 3 AM (26.985MHz) passando alguns minutos depois para USB, no mesmo canal, como sempre, a fim de chegar mais longe e a mais participantes. Boas comunicações, 73

Deixe um comentário