Banda do CidadãoPMRRadio Frequências

ANACOM Fiscaliza Boletim Informativo na Banda do Cidadão

No passado dia 21 de Outubro de 2019 a ANACOM fiscalizou a emissão do boletim informativo do Macanudos, que opera no canal 3 da banda do cidadão.

A vistoria partiu de um pedido de informação à ANACOM sobre a legalidade da emissão deste boletim informativo, não nos tendo sido revelado por quem. Seja por inveja ou por simples má vontade, esse pedido de informação foi dirigido à ANACOM bem sabendo que o nosso projecto opera dentro da estrita legalidade, em concreto cumprindo todas as normas e regulamentos da ANACOM e das decorrentes da directiva europeia.

Boletim Informativo
O Boletim do Macanudos é um projecto de automação dirigido pela associação Futuragora e aplicado às rádio comunicações na banda do cidadão (CB). A cada 30 minutos, no canal 3 em FM, uma voz sintetizada fornece diversas informações actualizadas, como por exemplo o estado do tempo e notícias. 

Começou a ser emitido na Banda do Cidadão a partir de Lisboa em Agosto de 2019 e tem tido desde então um enorme sucesso ajudando a revitalizar a quase morta banda do cidadão.

Encontram-se a serem desenvolvidas novas estações e melhores conteúdos. Informe-se aqui: Macanudos

Vistoria

A vistoria do equipamento CB foi solicitada à Futuragora que de imediato deu luz verde à sua realização.

O equipamento do Boletim Informativo é constituído por um radio CB, uma bateria, um raspberry pi a correr a distribuição de debian, a famosa raspbian, um sensor e um relé.

Por ser um sistema diferente do normal foi explicado o seu funcionamento desde a recolha de dados climatéricos e notícias, até à utilização da assistente virtual Vénus para responder a perguntas e dar a respostas via rádio.

Tal emissão é materializada numa voz sintetizada, num reconhecimento de voz e num motor de inteligência artificial em vez de um operador humano a vocalizar o audio.

O equipamento foi medido pelos técnicos da ANACOM e verificado que está de acordo com o regime jurídico da banda do cidadão, tendo o processo sido concluído com aprovação.

Se dúvidas houvesse sobre a legalidade do boletim informativo da Futuragora deixam de as haver uma vez que passou o seu teste mais exigente, a fiscalização da ANACOM.

Note-se que este é um projecto de carácter utilitário, servindo todos aqueles que o queiram escutar e participar nas actividades, como por exemplo no plano 3-3-3 ou nas activações de treino. É um sistema que difunde informações relevantes utilizando a Banda do Cidadão, e que se encontra livre de licenciamento e de taxas.

O Boletim informativo da Futuragora está a ser emitido no canal 3 do CB em modelação FM a cada meia hora, 24/7, 365 dias por ano. A todos fica o convite para participarem e sugerirem melhoramentos.

futuragora.pt/radio

 

3 thoughts on “ANACOM Fiscaliza Boletim Informativo na Banda do Cidadão

Deixe um comentário