Sem categoria

Exercício A Terra Treme 2022

No próximo dia 9 de Novembro de 2022, precisamente às 11:09, a exemplo dos anos anteriores, será emitido pelo Macanudos, um Boletim Informativo extraordinário, no canal 3 AM do CB (26.985 MHz) assinalando e convidando todos a participar no Exercício “A Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Esta mensagem da actividade “A Terra Treme“, será precedida das palavras “Exercício, Exercício, Exercício” antes da frase ” BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR

Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem, conforme descrito no website do Exercício em A TERRA TREME.

A TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo.

O exercício ajudará a conhecer e praticar estes 3 gestos que podem salvar vidas.

 

Este ano o Macanudos irá, além da tradicional mensagem fonia da Vénus de a terra treme, transmitir duas mensagens em digital, uma em RTTY no canal 3 AM e outra no JS8CALL 11m no canal 25 USB.

  1. Após o boletim a terra treme, será emitido um sinal digital em RTTY, reportando um alerta de exercício. O sinal será emitido em FSK com frequência (mark) 2125 Hz e space shift nos 2295 Hz a 150 baud, em baudbot (5) e stopbit de 1.5, no canal 3 AM.
  2. Simultaneamente, será também transmitida no canal 25 em banda lateral USB no modo digital JS8CALL, uma mensagem dirigida a todo o território nacional, devendo as estações recetoras retornar um “.ACK”

Convidamos todos, igualmente, a participarem via rádio, após as 11:10 a chamar e verem se outras estações estarão à escuta em canal 3 AM (26.985 MHz). Será promovida uma atividade de troca de informações, entre as estações que estiverem operacionais, designadamente reportando “estragos” imaginários de um possível terramoto.

Todas as comunicações no âmbito deste exercício devem ser precedidas da comunicação “exercício, exercício, exercício“.

Pelas 12h00 será dado por terminado o exercício no Macanudos.

 

Update:

Chamada Geral A Terra Treme 2022

Emissão Digital A Terra Treme (RTTY)

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

One thought on “Exercício A Terra Treme 2022

Deixe um comentário