Telegram dos Macanudos

O Macanudos promove a utilização de qualquer plataforma para comunicação entre rádio operadores. Por isso mesmo, é partidário de diversos de grupos, geridos pelos próprios macanudos e em que neles participa ativamente.

A Rodinha Livre criada em 2020 durante a pandemia foi um canal genérico do Telegram que agora é transformado no Telegram do Macanudos, com tópicos relevantes para atividade CB, PMR446 e outras bandas livres, suporte ao site e organização de eventos e atividades. Essa plataforma encontra-se ligada a muitas outras (ver rodinha livre), e permite uma ponte entre Macanudos e operadores em qualquer delas, pelo o mundo fora.

Por seu lado o canal Macanudos.org no Telegram passa a ser transversal a todos os rádios operadores, adoptando um novo nome Rádio Comunicações Offgrid, e com suporte sobre rádio comunicações livres, rádio amadorismo, sustentabilidade, energia solar e sobrevivêncialismo. Canal gerido pelo Mike05 o Macanudo Prepper. Embora o Macanudos tenha surgido com uma forte iniciativa na rádio emergência, o famoso Plano 3-3-3 que decorre no canal 3 CB e PMR446, segue por pernas próprias. Pernas próprias porque foi para isso que o Macanudos o adoptou: para ser usado em situação de emergência, ou SHTF por quem quer que o queira usar, nas bandas que entender.

O treino semanal foi a forma inovadora de divulgar o plano 3-3-3 na banda do cidadão, e continua a ser adotado e promovido pelo Macanudos.org, todos os sábados pelas 21H, no canal 3. Embora tenham surgido após o lançamento desse treino, outras ativações regulares no CB e PMR446, vemos com bons olhos todas elas, treinos ou verticais, em torno das bandas livres.

Fica desta forma o convite para se juntar ao Telegram do Macanudos: Rodinha dos Macanudos, com os seguinte tópicos iniciais:

  • Secretaria
  • Core: CB/PMR446
  • Plano 333: Emergência radio
  • Conselho Técnico
  • Rodinha
  • Suporte

 

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe uma resposta