Patrono

Página para receber donativos e contribuições para ajuda aos custos do projecto Macanudos.org.

O Macanudos.org é uma iniciativa de três pessoas:
Miguel Santos, estação Mike 05, radioamador CT1DYT;
Rolando Cardoso, estação Saturno, rádio-livre;
Ana Pardal-Monteiro, estação Ananás, radioamadora CR7AWY, PMR4624, CT2050SWL;

Eu, Miguel, crio conteúdos técnicos e sou o autor de muitos dos textos que depois a Ana revê, corrige e até, por vezes, desenvolve na totalidade. Foi minha ideia e autoria o QRG compilação de frequências de rádio, um trabalho que levou mais de um ano a ser completado e levado a bom termo, em conjunto com a Ana. Sou, ainda, o coordenador principal do treino semanal do Plano 3-3-3 bem como o palestrante, em representação do Macanudos, em eventos para os quais somos convidados a participar.

O Rolando faz a gestão dos servidores e é o construtor do boletim informativo, da Vénus, do QTHMap, dos SDR e sistema de seguranças, entre muitos outros recursos informáticos necessários ao projecto macanudos.org. Estamos a falar de vários servidores, rádios e rádios SDR e muito software, sempre operacional, todos os dias do ano.

A Ana teve a seu cargo a gestão das redes sociais e Apps, redação, edição, a revisão de textos e paginação; atribuição de indicativos Macanudos,  aprovação de registos e “places”, actualização das notícias, alertas e eventos da Vénus, entre outros. Foi a pessoa que mais tempo dedicou a este projecto. Foi sua a ideia e iniciou os primeiros capítulos do Manual de iniciação às radiocomunicações livres, que se destinava a outro projecto, posteriormente alterado e desenvolvido em conjunto comigo e adaptado ao Macanudos. Foram de sua autoria, também, os manuais de SSTV e JS8CALL..

Até aqui, tem sido o Rolando quem tem suportado a maior parte do custo material para que todos possam desfrutar de um sistema livre e gratuito, assente no portal do Macanudos.org (oficial).

O custo material anual (fora qualquer trabalho, porque esse é feito de forma totalmente voluntária) ronda os 300 euros anuais, que englobam o alojamento web, servidores, programas, voz reconhecimento e TTS, mapas, plugins wordpress e que são quase exclusivamente serviços e recursos informáticos. A estas chamamos despesas de manutenção.

Existem também os custos materiais dos equipamentos que compõem os boletins, rádios SDR, Raspberry Pi e rádios, acesso à net e eletricidade, que não são contemplados aqui por serem suportados pelos fundadores.

Quanto às despesas de manutenção ficou então decidido implementar um título de “PATRONO” para todos aqueles que contribuam financeiramente para suportar as despesas de manutenção e que queiram usar essa “tag” que será introduzida no mapa e outras ferramentas. Patrono porque patrocina o Macanudos. Claro que, desejando, os donativos podem ser anónimos. Para registar o seu donativo deve enviar comprovativo para o nosso email

Necessitamos do vosso donativo para mantermos este projeto de acordo com os elevados padrões de amizade e entreajuda que nos caracteriza.

DESPESAS

46 euros – A pagamento até 1.6.22 – QTHmap plugin;

 

 

Euros: PT50 0035 0125 00003345800 60 (Rolando Cardoso)

Bitcoin: bc1qyh7z3dms32s6vdwjywqqrzlrq9vju5gq3vy45a

Monero: 4ASvLmhmLf9gmWsBrZJpVnDzs29wyXEwYRE5ZUaf7TsaUoiox9vC4eofQvekdcieu9MrTT3isVhZjKZkYEwyYrHW2t8puQH