Radio Frequências

Rádio AM – morto na Europa?

Postado por James Cridland no AllAccess em 8 de setembro de 2015

Algo que surpreende muitos visitantes da América do Norte ou da Austrália é a quantidade de estações AM: e o fato de muitas delas ainda serem líderes de mercado.

Em Sydney, 2 GB às 873 AM é enorme – tanto que a história das classificações regulares é qual é a estação FM mais popular. As estações AM da América do Norte são vencedoras de classificações e receita – de 1010 WINS na cidade de Nova York, 680 News em Toronto ou KFI em Los Angeles.

E na Europa? Hmm, nem tanto.

(Temos duas bandas AM aqui, MW e LW. Vou chamar Medium Wave de ‘AM’, já que todos nós fazemos hoje em dia, embora pedantemente o Long Wave também use transmissão AM, apenas num comprimento de onda diferente.

A estação de rádio nacional na França, France Inter, irá encerrar o seu transmissor LW no próximo ano, economizando 15 milhões de dólares americanos. A BBC Radio informou que planeia fechar o transmissor LW da BBC Radio 4 quando as válvulas restantes (eles têm menos de dez) queimarem.

Na Holanda, na semana passada, explosivos derrubaram o último mastro AM em Lopik, um transmissor de rádio que até ao ano passado transmitia rádio pública e comercial. Outros mastros AM também foram fechados no país. A NPO, a emissora de serviço público, afirma que a economia para eles é de 1.3 milhóes de dólares por ano.

France Bleu e France Info, mais duas estações de rádio francesas de serviço público, fecharão mais de dez frequências AM nos próximos doze meses. Em 2012, a emissora irlandesa RTÉ fechou o seu último transmissor AM e planeia fechar o seu próprio transmissor de ondas longas em 2017.

Na Alemanha, a emissora de serviço público está a encerrar os seus transmissores AM. A Rússia encerrou recentemente suas transmissões LW. Em muitos países nórdicos, a AM foi desativada há alguns anos. A BBC está lentamente a fechar repetidores de AM para suas estações de rádio locais e fechou um grande transmissor de AM para o Serviço Mundial da BBC em 2011. A rádio comercial no Reino Unido transmite principalmente serviços de jukebox sem DJ ou transmissões em idioma estrangeiro em AM, e entregou as licenças de AM volta no passado.

Fonte: https://www.asiconferences.com/am-radio-dead-in-europe/

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

One thought on “Rádio AM – morto na Europa?

  • Joao Abreu

    Antes de mais parabéns pela partilha deste artigo.

    A sociedade actualmente está muito imbuída nas novas tecnologias.
    Maioritariamente vivem em grandes centros, em que há acesso a muitos meios e métodos de informação.

    Quem vive em zonas rurais, o caso de Portugal, segue as notícias no seu “transistor” em Onda Média, que a RTP e RR (Rádio SIM).

    Noutros países, em que vastas áreas de território são pouco habitadas, a Onda Média, permite aos habitantes dessas áreas remotas e isoladas, terem acesso á informação noticiosa e a música difundida ajuda a manter as pessoas menos isoladas.

    Boas comunicações

    João Abreu
    Lidercom

Deixe um comentário