Um fim de semana em testes CB, PMR446 e JS8
No passado fim de semana e aproveitando os dias de chuva que deram tréguas, debaixo de um Sol da Serra ameno, a equipa constituída pelo André “Sachs80”, Ana “Ananás” e o anfitrião Miguel “Mike05″ esteve pela região de Tomar a fazer testes em CB, PMR446 e ainda JS8.
Conseguiram-se contactos em CB com estações de localizações tão diversas como, por exemplo, Vila Viçosa, Almargem do Bispo, Tomar, Santarém e muitas outras. Os resultados, perante as condições em que estávamos a operar, foram razoavelmente bons. Como poderão verificar pelas fotos, desde comunicar em barra móvel com um rádio President McKinley e Anytone, uma antena Midland 145 até, com essa mesma antena em cima de um muro, sem plano de terra e com uma pequena bateria de 7Ah, fizeram-se as mais variadas loucuras e experiências.
Em base, operou-se com antenas Windom e T2LT e rádios President McKinley e Icom 7000, respectivamente em CB e radio-amador.
Já em PMR446 não tendo a intenção de fazer contactos mas sim de testar cinco aparelhos diferentes e verificar o seu alcance, consoante a distância e a sinuosidade do terreno, verificou-se que o pequeno Retevis RT642 até consegue um alcance muito razoável para as características, tendo como único defeito o facto de não ter altifalante nem microfone internos, usando para esse fim altifalante de ouvido e microfone no fio, tal como é vulgar vermos em telemóveis, o que não é muito prático mas, por outro lado, o fio aumenta o ganho de antena. É um minúsculo rádio, bom para quem queira ter sempre à mão, na carteira ou no bolso, sobretudo, talvez, para Senhoras.
O Raddiodity R2 mostrou-se o mais satisfatório de todos, mantendo o sinal em perca estável e regular à medida que a distância aumentava, até a maioria dos restantes perderem a recepção.
O mais equilibrado foi o Retevis RT15, pequeno, robusto e barato, mas não se trata dum verdadeiro PMR446 já que possui 2W de potência embora possa ser programado só com 0,5W.
Testámos ainda o TwinTalker 3000 e Bell South T-388 com resultados medianos tendo chegado à conclusão de que o melhor dos 5 rádios testados, relativamente ao alcance, era o Raddiodity R2.
Pelo seu tamanho, características e alcance, achamos que o rádio Retevis RT15 será a melhor opção para quem queira andar sempre com um PMR446.
Em conclusão e por ordem de alcance com a mesma potência temos:
- Raddiodity R2
- Retevis RT 15
- Retevis RT 642
- Bell South T-388
- Twin Talker 3000
Noutras modalidades, tivemos ainda oportunidade de testar o JS8 e conseguiram-se contactos na banda dos 40 metros com diversas estações. A mais distante a mais de 6000 KM nos Estados Unidos da América.
Foi igualmente testada a comunicação de JS8 em frequências de CB 27.245 MHz
Grande festa estou a ver!
Muitas horas de trabalho, foi o que foi 😉
Está muito bem terem as fotos dos aparelhos no fim do artigo. obrigado.