Embora existam outros, a rede DeFLoRa usa três dispositivos da LILYGO®, todos eles podem ter antenas externas, ser ligados a painéis ou sistemas solares, ou fazer qualquer função de node comunitário, routers privados, node móvel, cliente ou gateway, embora uns sejam mais adequados para certas funções. Todos são Transceptores LoRa de Longo Alcance e Baixa Potência e correm o software Meshtastic.org ou outros projectos.
LILYGO® TTGO T Echo
O T-Echo custa cerca de 80 euros, podendo ter um custo superior caso escolha a opção com sensor de temperatura e pressão atmosférica, além do GPS e Bluetooth de origem. Não tem Wi-Fi. É o ideal para situações móveis e clientes. Embora de custo bastante superior (mais 30 euros) que um T-Beam, é mais robusto por já possuir caixa, a antena estar posicionada de forma mais adequada, e mais miniaturizado. Para não falar que o chip é mais avançado, ou o ecrã de muito menor consumo. Também é mais simples de “flashar“. Aconselhamos vivamente este equipamento para inciados, para nodes móveis, clientes e projetos GPS e IoT.
Descrição técnica
T-Echo é uma versão mais avançada do LILYGO T-BEAM. No início do projeto, mais consideração foi a adaptação ao Meshtastic.
O Bluetooth e o baixo consumo de energia foram tidos em conta no desenvolvimento, e o NRF52840 Advanced Bluetooth 5 foi escolhido assim como o SoC multiprotocolo Zigbee. A função LORA continua o módulo funcional da versão LILYGO SX1262 do T-BEAM.
Módulo transceptor sem fio T-SX1262, usando o design do chip transceptor Semtech SX1262 LORA RF, trabalha na banda de frequência ISM 868/915MHz ou 470/433MHz, oscilador de cristal TCXO 32MHz integrado de alta estabilidade, módulo transceptor half-duplex, potência de até +22dBm, sensibilidade de recepção -139dBm . Comutação automática do transceptor, transmissão interna e isolamento do canal de recepção, tecnologia avançada de comunicação de espectro amplo LORA, forte anti-interferência e privacidade podem realizar dados sem fio de longa distância
LILYGO® TTGO T-Beam
O LILYGO® TTGO T-Beam custa cerca de 50 euros e é o dispositivo mais comum, com Bluetooth, Wi-Fi e GPS. A este acrescem uma pilha específica de longa duração e uma caixa para não andar com o T-Beam sujeito aos elementos. É usado para clientes, nodes móveis, nodes comunitários, routers privados e mesmo projetos IoT e GPS.
Descrição Técnica
GPS
- Módulos GPS NE0-6M: Suporte ao protocolo GPS
- Cristal RTC integrado, suporte para interrupção/despertar
LoRa
- Transceptor LoRa de Longo Alcance e Baixa Potência
- Alta sensibilidade: -i48dBm
- Taxa de transmissão: 300 kbps
- Hardware opcional
Versão: SX1278[433Mhz] / SX1276[868/915/923Mhz]
OLED: 0,96 polegadas
Driver: SSD1306
Modo de alimentação
Suporta suporte de bateria USB Micro/18650 [USB pode alimentar a bateria]
LILYGO TTGO LORA32
É o aparelho mais simples, sem GPS, é um ESP32 com um ecrã. Custa cerca de 30 euros, vem sem GPS, embora dê para ligar um externo, e não vem com suporte de bateria. Os modelos anteriores tinham problemas no carregamento da bateria, mas atualmente está resolvido. É ideal para nodes privados, gateways, projetos IoT e testes.
Descrição Técnica
Alta sensibilidade: -i48dBm
Taxa de transmissão: 300 kbps
Hardware Opcional
Versão: SX1278[433Mhz] / SX1276[868/915Mhz]
LoRa32 V2.1_1.6 – Disaster radio e Paxcounter
GPS
Os três dispositivos o LILYGO®, o TTGO T-Echo e o LILYGO® TTGO T-Beam têm GPS. O GPS vem com uma antena que pode ser facilmente deslocada (no T-Beam) mas que condiciona a localização do equipamento. O aparelho terá de estar em linha de vista com os satélites GPS para captar o sinal. O GPS pode ser desligado, pode estar ligado e não ser comunicado à rede, assim como ser comunicada a localização à rede de forma privada. É um componente crucial para os testes de alcance, para salvamento e busca, e outras funcionalidades como GPS tracking ou TinyGS (satélites LoRa).
ANTENAS
Desde um simples dipolo 433 MHz, até antenas de fábrica para os 868 MHz, existe um número enorme de soluções para o dispositivos da rede LoRa. As antenas que vêm por defeito com os dispositivos são aceitáveis e até aconselháveis se tivermos em conta que estarão sempre bem localizadas, (ex. dispositivos no telhado). Podem ser usadas antenas dual band, outras ou até uma CX 425 (no caso dos 433 MHz)
FREQUÊNCIAS
As frequências 868 e 433 MHz são a frequências reguladas para a União Europeia para dispositivos LoRa. São bandas livres a ser operadas com o limite de potência de 10 mW nos 433 MHz e 20 mW nos 868 MHz. Existe uma larga discussão sobre qual a melhor ou pior frequência LoRa, mas isso depende das circunstâncias e das características que cada uma das bandas tem. Atualmente a rede tem 24% dos seus dispositivos nos 868 MHz que é mais protegido e com maior potência. Existem pontes entre as duas faixas de frequências e o uso, actividade ou até gosto do utilizador podem inclinar para um uso mais concentrado nos 433 Mhz.
Equipamentos DeFLoRa
Os equipamentos fornecidos já vêm programados e configurados para a rede, com os canais extra e as prioridades máximas. Configuramos ao gosto do cliente. Todos os dispositivos são universais podendo servir qualquer outra função futura que venha a ter necessidade. Existe um projeto de retoma dos equipamentos que funcionará na base de recolocação de equipamentos inativos.
Pacotes
São descontos, ou alocação da subscrição a grupo particular, na aquisição da “chave” de membro da rede DeFLoRa.
- Pacote Mayday – Membro da rede (40 euros – desconto de 20%), Equipamento: um novelo totalmente autónomo com painel solar, bateria e caixa (95 euros), mais um cliente em opção entre um T-Echo (80 euros), um T-beam (50 euros) ou um Lora32 (30 euros). – pacote completo com um equipamento portátil e um novelo autónomo, indicado para iniciados e sobrevivencialismo ou teatro de operações, busca e salvamento, entre outras.
- Pacote Modular: Membro da rede (45 euros – desconto de 10%), Equipamento: um T-Echo (80 euros) e/ou um T-beam (50 euros), indicado para upgrade ou entrada como membro.
- Pacote Pé de Sola: Membro da rede (50 euros) um cliente pelos preços indicados. – apenas um dispositivo com caixa e não autónomo, ideal para experimentação da tecnologia.
- Pacote Camuflado – Este pacote é aplicado a grupos que pretende com a sua contribuição colocar nodes comunitários a servir a suas necessidades pessoais locais, ou do seu grupo. Engloba aquisição de equipamentos e todo o suporte e benefícios da rede.