Plano de Emergência 3-3-3 na Banda do Cidadão e Walkie Talkie (PMR446)

“O Plano 3-3-3” é um projecto do Macanudos que reúne as actividades de rádio comunicações de emergência, no âmbito da sobrevivência e preparação para situações SHTF. O plano de comunicações de emergência 3-3-3 é um modo de comunicações rádio universal desenhado para situações de emergência

Simultaneamente existe uma emissão do Plano 3-3-3 realiza-se a cada 3 horas na banda do cidadão no canal 3 (26,985 megahertz) em AM emitido na área de grande Lisboa (disponível online). A cada 3 horas, no canal 3 da banda do cidadão em AM é emitido a partir da antena do boletim informativo a seguinte chamada – atualizado a cada 3 horas:

É a melhor forma de interajuda em caso de falha da rede telefónica. O plano 3-3-3 foi projetado para comunicações de emergência. Baseia-se na “Regra de Sobrevivência dos Três”, fácil de lembrar. É um plano de rádio comunicações.

Este projeto conjugado com o boletim informativo resulta na existência de um canal de comunicação  onde possa aprender, pedir ajuda, treinar atividades e participar em eventos e ativações. Também permite obter noticias e informações assim como a preparação para uma eventual emergência pessoal, nacional ou internacional.

 

O Plano de comunicações de emergência 333

Como:
Ligue o CB no canal 3 AM, a cada 3 horas, durante pelo menos 3 minutos antes e depois da hora. Siga este plano para melhor ouvir e ser ouvido. Experimente, treine e aumente a sua possibilidade de sobrevivência em caso de emergência. É um treino constante para que cada um esteja pronto para ajudar ou ser ajudado. Participe e divulgue porque sem comunicações a suas possibilidades de sobrevivência são reduzidas.

Esta é uma rede informal feita por pessoas e para pessoas interessadas na independência e auto-suficiência. Ideal para sobrevivencialistas, operadores de rádio CB ou simplesmente para si que sempre gostou de radiocomunicações e nunca soube por onde começar.

Onde: Canal 3
Canal 3 do CB em AM. Futuramente também no PMR canal 3.
Poderão ser convencionadas outras frequências de emergência, por exemplo pelos radioamadores.

A que horas?
Às 00:00, 3:00, 6:00. 9:00. 12:00, 15:00, 18:00 e 21:00 horas. A cada três horas, ligue o rádio CB no canal 3 e fique à escuta pelo menos durante 3 minutos. Se tiver bastante energia fique à escuta por 10 ou 15 minutos pois pode haver chamadas fora do horário. Não fique só na escuta. Mesmo que não necessite de chamar, anuncie-se no canal para saber onde chega ou simplesmente informar a rede de que está na escuta. Faça-o com uma breve chamada, por exemplo “Plano 3-3-3 aqui Lima 44, está alguém à escuta?”. A resposta será por exemplo ” Lima 44 aqui Falcão Branco, sinal de 7 em Almada

Quanto tempo: Pelo menos 3 minutos
Ao início de cada três horas, ligue o rádio no canal 3. Mesmo que não precise de comunicar ligue o rádio e fique à escuta pelo menos por 3 minutos. Se tiver bastante energia fique à escuta por 10 ou 15 minutos pois alguém poderá chamar fora do horário. Se quiser testar as as suas comunicações ou simplesmente informar a rede de que está na escuta, faça-o com uma breve chamada, por exemplo “Plano 3-3-3 aqui Lima 44 escuto”. A resposta será por exemplo ” Lima 44 aqui Falcão Branco, sinal de 7 em Almada

Vantagens do plano 3-3-3
1. Fácil de recordar – a regras dos três.
2. Poupa energia, para walkie-talkies e rádios alimentados a bateria.
3. Reúne todos na mesma frequência e à mesma hora aumentando o sucesso da comunicação.
4. Estabelece um horário com oito comunicações por dia.
5. Evita horários e planos complexos de comunicação que não são práticos em caso de emergência.
6. Permite comunicações efetivas e rápidas.
7. Três horas entre comunicações permite descansar em caso de emergência.
8. Uma pessoa pode andar 10 Km em 3 horas, o que corresponde ao raio de alcance das comunicações.
9. O plano 3-3-3 é compatível com o plano alternativo 3-2-1.

Pode ouvir aqui a última chamada do plano 3-3-3.

Sincronização horária
Sincronize o seu relógio com o de outros rádio operadores sempre que possível. Se não tem a certeza de ter horas certas, entre no canal mais cedo ou deixe-o ligado até ouvir as horas certas por outro operador ou pelo boletim informativo. Caso não tenha um relógio procure sintonizar uma emissora de rádio e espere pelo sinal horário.

Treino semanal do plano 3-3-3:  Semanalmente, aos sábados, pelas 21:00. É um treino constante para que cada estação esteja fluente nas comunicações via rádio. Experimente, treine e aumente a sua possibilidade de sobrevivência em caso de emergência, ou simplesmente divirta-se a fazer contactos.

Porque devo praticar? Pratique este treino na sua área geográfica a fim de, numa eventual emergência, já saber como atuar, com quem poderá contar, a que estações consegue chegar e quem o conseguirá escutar. Só a prática lhe vai permitir obter sucesso nas comunicações.

O CB é uma banda livre, sem necessidade de licença ou pagamento de taxas, qualquer pessoa a pode utilizar.

Foi publicado em pdf (aqui) o guia do treino do plano 333 onde pode saber mais sobre esta atividade. Artigo com a versão 2.0 do guia datado de Outubro de 2022: Guia de Treino do Plano de emergência 333.

Consulta também o Canal 9, que é o canal oficial de emergência aqui.

2 thoughts on “Plano de Emergência 3-3-3 na Banda do Cidadão e Walkie Talkie (PMR446)

Deixe um comentário