Indicativos Macanudos

Os indicativos Macanudos, são números de identificação de estações de rádio na Banda do Cidadão (ou outras bandas), com a finalidade de facilitar alguns tipos de comunicação, nomeadamente as comunicações digitais. Nas comunicações digitais como o js8call, é comum as estações identificarem-se com um número a que designam de indicativo, e que permite um processamento digital dos dados de QRK e da estação em si.

Embora o Macanudos entenda, que nas comunicações em voz na banda do cidadão, deva ser usado o nome de estação como identificador, a verdade é que não existe essa prática no walkie talkie (PMR446), e tal não é viável em comunicações digitais.

Por isso, o Macanudos há alguns anos que regista indicativos a serem usados no CB, no PMR446, outras bandas ou modos digitais, onde seja importante o seu uso.

Em actualização: a lista dos indicativos, encontra-se em migração para sistema distinto, afim de acomodar os futuros desenvolvimentos que nos encontramos a preparar. Contacte um administrador, para adquirir um indicativo ou alterar algum dados no seu registo. Ver versão 2 dos indicativos CB

Se deseja um indicativo, escolha entre os que não estão atribuídos, caso pretenda escolha um número específico. Caso não tenha preferência será atribuído um por ordem.

Envie um email para [email protected] ou através do formulário de contacto a dizer-nos que pretende indicativo e qual se for o caso. 

Lembramos que deverá criar registo. Um registo no site para se colocar no QTHmap e solicitar um indicativo, seguindo os  4 (quatro) passos indicados no artigo colocado para o efeito. Clique aqui.

Saber mais sobre os indicativos.

1353 | Henrique Santos | 353 | Cacém |Lisboa